sexta-feira, 5 de junho de 2009

O Quim Zé e o Luís em Aljustrel

Eu e o Quim Zé fomos até ao Alentejo visitar Aljustrel.
Quando lá chegamos, o Quim Zé estava esfomeado, comemos uma bela pratada de sopas de tomate.
De seguida, o meu pai foi comprar um gelado.
Passado algum tempo, o meu pai disse-nos que iamos ver as minas. o Quim Zé ficou logo muito contente e não parava de dizer “Eu quero ver as minas!!! Eu quero ver as minas!!!...”

Quando chegámos às minas, o Quim Zé ficou a olhar com muita atenção para uma grande locomotiva. Depois, quís tirar uma foto.

De repente, o Quim Zé
olhou para trás e viu um homem
a levar uma grande pedra de minério num carrinho de mão.
O Quim Zé achou aquilo suspeito e começou a investigar.
Ele puxou-me e fomos atrás do homem. Nisto, olhámos e ele tinha desaparecido.
Ficámos um pouco chateados porque o homem estava a roubar algo importante que estava na esposição, para mostrar às pessoas como as coisas funcionavam antigamente.
Decidimos então, ir à igreja de Nossa Senhora do Castelo.

O Quim Zé viu outra vez o mesmo senhor com muita pressa.
O Quim Zé disse:
“Luís! Olha o mesmo senhor outra vez!”
Eu fui atrás do homem, enquanto o Quim Zé começou a investigar à volta da igreja .
O Quim Zé encontrou um buraco no chão tapado com uma tampa. Lá dentro havia várias pedras de minério cheio de cobre e estanho e outras riquezas.
Chamamos a polícia e o ladrão foi apanhado.
Finalmente, fomos visitar um elevador das minas que era usado para transportar os trabalhadores de e para o fundo da mina.
Eu e o Quim Zé passamos um dia muito interessante e divertido. Foi bom conhecer um pouco da historia das minas de Aljustrel.

Luís Pedro Gomes Cavaco (5º A - 2008/09)

Sem comentários: