sexta-feira, 15 de maio de 2009

O Quim Zé e o Tiago nos Olhos de Água

O Quim Zé veio passar o fim-de-semana a minha casa. Aproveitamos para passear nos Olhos de Água.
Começámos pela Torre da Medronheira (onde eu moro).
Seguimos pela beira da estrada até aos Olhos de Água.
Fomos até à Praia dos Pescadores e vimos que estava diferente, calcetaram a estrada até à praia e agora não passam lá carros.
Vimos os barcos dos pescadores, e subimos pelas escadas em direcção ao Miradouro que fica junto aos Apartamentos do Parque.
- Que vista magnífica! – surpreendeu-se o Quim Zé.
Passámos pelo campo de futsal dos Olhos de Água e na volta para casa fomos ver a Torre, que fica na Torre da Medronheira. É uma torre de vigia que servia para prevenir as populações da aproximação dos piratas barbarescos (geralmente argelinos) e das suas razias.
A meio do caminho o Quim Zé perguntou-me:
- Tiago, porque é que esta bela terra se chama Olhos de Água?
- Bem, eu não sei, mas é um mistério a resolver!
Assim que chegámos a casa, fomos procurar nos Livros de Geografia e na Internet para saber a origem do nome “Olhos de Água”.
Passado algum tempo, o Quim Zé chamou-me:
- Tiago! Tiago! Anda ver o que eu encontrei! A lenda dos Olhos de Água!
- Boa! Quim Zé! Bom trabalho! Deixa-me ler.
“Um pastor com um rebanho de ovelhas foi à praia dar uma volta, uma pequena ovelha foi perto de uma rocha beber água, o pastor estranhou vê-la beber água salgada e decidiu provar a água que afinal era água doce vinda de uns olheiros na areia, daí se chamar “Olhos de Água.”
-Bem, Quim Zé! Mistério resolvido! Contente?
-Sim! Estou contente! Espero voltar a visitar-te para descobrirmos mais mistérios e vivermos outras aventuras, mas por hoje já chega. Até à próxima Tiago.
Tiago Filipe Gonçalves de Jesus (5º A - 2008/09)

Sem comentários: